Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

O caos nosso de cada dia...

      Todos os dias ouvimos e vemos várias reclamações sobre o nosso transito. Arapiraca crescendo e cada vez mais o numero de carros e motos aumenta, diminuindo assim o sossego de nossos transeuntes. 
    Os diversos veículos de comunicação de nossa cidade noticam diariamente problemas, multas, guinchamentos, e ate brigas causadas pela constante desorganização das vias municipais, principalmente as do centro da cidade. 
      Pois bem, dentro das vaias reclamações feitas diariamente uma se mostra mais enfática, a critica ao órgão municipal que coordena o tráfego em Arapiraca, a tão falada SMTT, criticas essas que vão desde a reclamação por multas sofridas, carros guinchados e algumas vezes a maleabilidade dos agente para com algumas situações. 
      Em uma rápida passada pela área central da cidade mais precisamente nas ruas: Avenida Rio Branco, Rua estudante Jose de Oliveira Leite, Fernandes lima, São Francisco, Domingos Rodrigues, Esperidião Rodrigues., percebi o quanto a educação para o transito, ou nesse caso a falta dela fazem toda diferença nesse nosso quase "indiano" tráfego. 
Vejam as imagens a seguir pra podermos continuar nosso debate.
 Cones guardam a frente da loja

estacionam em frente ao banco... 

 Essa placa quer dizer: Estacione aqui

 estacione aqui, bem embaixo 

 Por favor pare aqui

 No meio da rua... mas é rapidinho! 

 Sem comentário né?

 Em baixo da placa, por favor
 Em cima da faixa... pode?

 É só ligar o pisca 
Seria um corredor exclusivo de ônibus. 
    Bem depois de analisar essa imagens cheguei a conclusão de que o transito de Arapiraca tem algumas verdades que precisam ser mudadas.
VERDADE 1: O motorista de arapiraca, em sua grande maioria, não usa de educação, o mais forte sobrevive.
VERDADE 2: A grande maioria das Auto-escolas formam verdadeiros monstros, pouca educação e muita ignorância, índices de reprovação cada vez menores e condutores mal educados.
VERDADE 3: Quem está errado é sempre o outro, eu estou sempre certo. 
VERDADE 4: Ainda impera em nossa cidade o apadrinhamento, políticos mal informados e mal educados, ou mesmo irresponsáveis fazem uma verdadeira via crucis pra retirar multas e liberar carros apreendidos. 
VERDADE 5: O efetivo da SMTT não é nem de perto o suficiente para organizar o nosso transito, com tantos carros e motos onde o que impera é falta de responsabilidade da maioria dos motoristas. 
   Assim sendo a maioria das pessoas pensam que o problema pode ser solucionado de uma unica maneira: A SMTT precisa trabalhar mais, acredito que sim, mais esse trabalho precisa ser feito em conjunto, desde a cobrança efetiva dos treinamento mais duros nas escolas de formação de condutores, passando pela educação nas escolas com os futuros condutores, até a cobrança mais dura nas ruas, com  abordagens mais enérgicas, mais multas, mais guinchamentos, sim pois em nosso país a parte mais sensível do morador é o bolso, e ainda é preciso que a politica administrativa desse órgão possa se libertar desses verdadeiros vereadores parasitas que só "socorrem" a sociedade dessa forma, agindo na ilegalidade e desmoralizando o estado. 
     Para que enfim possamos caminhar tranquilamente em nossas ruas é preciso uma reformulação geral na forma de se pensar transito em Arapiraca. 
    Com a palavra a SMTT, a Prefeitura de Arapiraca, as auto-escolas de nossa cidade, mais acima de tudo aos motoristas e pedestres.

3 comentários:

  1. Muito boa a abordagem! Sobre o transito voce amenizou ainda. O problema do transito de é muito maior ainda, por conta, não somente da SMTT, mas principalmente, da cultura popular arapiraquense. Ao analisar-mos as atuações do agentes de transito estão corretas, tome multa mesmo e sem desculpa, e se o dono não tiver guincho nele. É a ação mais correta a se fazer até porque "apanhando que se aprende". Mas como aprender se quem deveria punir muitas vezes acoberta. Ai fica dificil!

    ResponderExcluir
  2. Como citou Wiwames, você deu uma amenizada, o trânsito de Arapiraca é como você falou indiano e 2ª feira então nem se fala e sem se falar na violência gratuita que esta acontecendo no mesmo, sem contar os inúmeros taxistas e moto-taxistas que trabalham irregularmente só prejudicando ainda mais o trânsito, ta o caos puro, comparável com o velho mercado publico de Macéio em seu auge, um inferno....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela abordagem, mas devo concordar com os colegas, você ainda pegou muito leve. O Trânsito em Arapiraca está cada vez mais caótico, indiano mesmo!!
    Uma vergonha para uma cidade que está crescendo e atraindo pessoas de todas as regiões, pois essas, quando aqui chegam, ficam perplexas com o nosso "trânsito".
    Essas imagens são apenas um reflexo da má educação do arapiraquense no trânsito, isso tudo acobertado pela SMTT que pega leve demais com os automóveis e é rigorosa ao extremo com as motocicletas. Parecem que eles já saem para trabalhar com o pensamento: "Quantas motos vou guinchar hoje?". Não que compactue com as irregularidades dos motociclistas, mas, é um absurdo o que os carros desrespeitam e não são punidos, a começar pelo uso do sinto de segurança...

    ResponderExcluir