Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

Criança na TV: Macaco de circo...

      Todos os dias vemos várias propagandas na TV, sorvete, refrigerante, fralda, carros, iogurte, em todos eles encontramos uma presença comum, e qual será ela.  É aquele ser que sempre que aparece nos derretemos todo, com seu sorriso, sua inocência, seus gestos, sua pureza... Enfim todas essas características podem ser aplicadas a um ser pequeno mais de um poder de persuasão descomunal, sim são eles os bebês.
    Pelo pouco que li ainda não encontrei um país que use mais a figura da infância para levar suas máquinas gastadoras a comprar, sim, pois quem não resiste a uma criança sorrindo feliz e satisfeita com seu novo produto.
      Estava aqui escrevendo esse texto e ouvindo o concurso de calouros mirins do senhor Raul Gil, e me lamentei ao extremo ao ver tantas crianças que são expostas ao ridículo de cantar, contar piadas, apresentarem programa, enfim, se comportarem tal quais adultos. Se pararmos para analisar todas as crianças prodígios hoje são adultos pra lá de problemáticos, alcoólatras, drogados, verdadeiros escândalos ambulantes.
      Vivemos em um país onde até vender a própria mãe é válido pra ganhar alguns trocados, quase todo pai sonha em ter ao menos um filho famoso, artista brilhante, rico e bem conhecido dentro da mídia, e assim sendo literalmente despejam dentro desse imaturo e pequeno ser uma carga que ele pode até suportar, mas que um dia o peso vai ser bem maior que ele pode carregar, e ai? Qual será o resultado?  A queda, o declínio, o fim, o verdadeiro ponto final de uma estada que se iniciou cedo demais e sem nenhum planejamento ou direcionamento, jogam-no em uma forma, que dali deve sair pronto para virar estrela, esquecer os amigos, estudar em função de ser mais bem preparado para as câmeras ou microfones sem nenhum tipo de base humana para se tornar alguém útil para o mundo.
     Por fim essas crianças vão se tornando verdadeiras máscaras, verdadeiros imbecis como tantas famosidades existentes por aqui em terras tupinambás, apelam vergonhosamente pra Deus, pra família, coisas que eles ainda não têm a mínima noção do que representam verdadeiramente em suas vidas. Precisamos encaminhar melhor nossas crianças, tira-las da TV, das propagandas, dos holofotes, tirar-lhes a maquiagem, a mini-saia, deixar que eles se transformem normalmente, que se sujem, que corram, que caiam, que se relem, não apelar pra ganhar alguns trocados em cima delas, elas não gostam, tenho certeza disso, são condicionadas a uma vida que não lhes pertencem, são meninos e meninas máquinas, coisas, mimos bibelôs, são tudo menos crianças 
Por Thiago Abe

4 comentários:

  1. Tudo em função do dinheiro e fama. Valores, pra que valores. Só o valor do real...

    ResponderExcluir
  2. obrigado amigo Iran pela assiduidade d vistas e comentários, é importante saber que somos lidos

    ResponderExcluir
  3. É Abel, o processo de evolução de carreira esta inverso, primeiro do nada o cara fica famoso, com o tempo vai perdendo a fama e tem que se conformar! Agora imagine isso na cabeça de uma criança da fama, ao anonimato de uma hora pra outra. Se um adulto é dificil aceitar o alge e a queda repetinamente, imagine uma criança.

    ResponderExcluir
  4. O pior é saber que a cada dia que passa nossa sociedade só piora, esquecendo valores e transformando o crime a injustiça e a desonestidade em algo banal, corriqueiro.

    ResponderExcluir