Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Pelas Calçadas de Arapiraca

                    A LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
                 Isso é o que estabelece a lei Brasileira. Na prátiaca os direitos de portadores de deficiência são descaradamente desrespeitados, não tem o direito básico de qualquer cidadão assegurado: O direito de ir e vir
Os pedestres correm perigo constante. 
         Em um breve passeio pelas ruas da cidade consegui fazer uns cliks que mostram o perigo que correm cadeirantes, deficientes visuais e até mesmo senhores e senhoras de mais idade que trafegam pelas movimentadas ruas do centro da cidade
Aqui a calçada termina em uma pouco convidativa poça de lama
 O que seria uma calçada foi tomado pelo mato e pelo lixo 
 Em plena praça do artesanato uma boca de lobo representa acidente para os desatentos 
 Restos de construção são empilhados nas vias interrompendo o fluxo de pessoas 
          Vários comerciantes fazem da calçada prolongamento de seus estabelecimentos. 
Na foto acima um problema que vem sendo questionado a alguns meses por vários twitteiros, a maior reclamação é que as mesas e cadeiras deixam as calçadas interditadas e muitos tem que andar pela rua graças aos simpáticos donos de bares e lanchonetes da cidade. 
 As calçadas tem diferenças enormes entre uma e outra
 Além de estar fora do padrão, muitas tem lixo e água suja atrapalhando a passagem
 As obras nesse terreno simplesmente engoliram a passagem dos pedestres 
 No centro a calçada deu lugar ao barro
 Faltou cimento para terminar essa
 Largo Dom Fernando Gomes, um risco chamado buraco
 Nem mesmo pessoas sem deficiência conseguem passar em um espaço tão apertado como esse
 As lojas não se preocupam em consertar as suas calçadas 
Um bueiro enorme, ao lado de uma calçada desigual. 
          O objetivo dessa matéria não é somente em buscar culpados, mas mostrar a população em geral, aos donos de lojas e ao poder público municipal a gravidade do problema que sofrem os pedestres. Com as calçadas ocupadas, são obrigados a transitar em meio aos carros, atrapalhando a circulação de veículos e agravando os problemas de nossa complicado transito. 

10 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Quero lembrar também do bueiro próximo a UNEAL, o qual encontra-se da mesma forma desde quando passei no vestibular, ou seja, há mais ou menos 3 anos e meio.

    ResponderExcluir
  2. Mas uma boa postagem... mas, não querendo ser chato.. se possível, poste as fotos uma perpectiva menos inclinada, pois fiquei com o pescoço meio torto..

    ResponderExcluir
  3. Guando é que um dia vamos ver calçadas padronizadas em nossa cidade,nossos vereadores deveriam fiscalizar essas irregularidades e agirem com a intensão de sanar essa calçadas ,parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Abel pela iniciativa do blog, e boa matéria.

    Não podemos continuar permitindo esse descaso,um grande desrespeito a todos os cidadãos arapiraquênces, principalmente para com os portadores de deficiência e idosos.

    Calçadas despadronizadas, bueiros abertos, calçadas quebradas são um risco a nossa vida, a dificuldade de se andar por elas é muito grande, obrigando-nos andar pela rua aumentando o perigo, pois o transito de nossa cidade não tem lá muito respeito pelos pedestres, "botam para cima".

    Não podemos continuar com os braços cruzados jogando a culpa em nossos vereadores e esperar que a solução apareça como um milagre. Temos que ir exigir o que está na lei, isso tem que começar com a gente temos que "botar para cima".

    ResponderExcluir
  5. Há alguns meses postei ao nosso prefeito,esse problema das calçadas irregulares,inclusive sugeri que fosse feito uma parceria entre os logistas pra que fosse feita o nivelamento das mesmas,até agora... Espero que com sua postagem isso aconteça.O mais revoltante é que o unico vereador que fala em ascessibilidade,é copista dos projetos dos outros,fazer o que se deve que é bom ,nada.Ficam é brigando pelo duodecimo... CANALHAS!

    ResponderExcluir
  6. Iran, agora vc pegou pesado d + comigo! Me preocupo muito com a questao acessibilidade em Arapiraca e em funcao disso temos conseguido avancos consideraveis! Bons exemplos e projetos estao ao nosso redor, em todos os lugares e essas boas atitudes devem ser trazidas p Arapiraca!!!

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos aos amigos que visitam e comentam, gerando o debate e buscando soluções para os problemas de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Se um projeto está dando certo em outras cidades, não vejo problema em implanta-lo aqui em Arapiraca. Pelo contrário deve ser incentivado para trazer para cá, mas claro que tem que agir, não adianta ter apenas no papel.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela materia, Arapiraca ta começando e certamente não irá para por ai no rumo ao desenvolvimento correto e justo.

    ResponderExcluir