Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rua Lino Roberto.... A quem apelar?

       Arapiraca sofre todos os dias com problemas que vão se amontoando de uma forma tão absurda que quem vive com os mesmos não sabe a quem recorrer pra resolver ou pelo menos amenizar tal situação desconfortável.
       Desde o lançamento do Fala várias pessoas ja procuraram esse espaço pra fazer apelos relacionados a conservação da via pública de nossa querida terra.
    Mais uma vez essa matéria que os leitores agora companham, é fruto da participação de pessoas simples, que sofrem com problemas que afetam muita gente, mas infelizmente poucos puxam pra si a responsabilidade de resolver.
   Acompanhem o depoimento do amigo Thiago Rodrigues que enviou as fotos mostrando a atual situação em que se encontra o bairro:
       Moro na Rua Lino Roberto há três meses, mas o problema com o lixo espalhado no meio da rua já é velho por lá... Essa rua fica por trás do Juizado de menores, no bairro Santa Edwiges, talvez você já tenha passado por lá e visto o problema. Já entrei em contato com o prefeito através do Twitter, já foi feito abaixo assinado e fica só naquela, (que a cidade tem vários problemas e coisas pra fazer, e tá torcendo pra que o problema se resolva). O lixo é tanto que fecha a rua, são retiradas de três a quatro caçambas de entulhos, sem falar do mau cheiro, caramujos e lemas que aparece nas casas. 

Nos ajuda a pelo menos mostrar o tamanho do problema.

Espero ter relatado bem. 

Desde já agradeço.









    O que chama atenção é a quantidade de lixo e a falta de calçamento ou asfalto, consequentemente forma-se um circulo vicioso, falta saneamento e a rua vira deposito de lixo a céu aberto.
    Dois problemas são percebidos nas fotos do local: o Primeiro é com relação da ausência de saneamento, calcamento ou asfalto, e o segundo (esse com certeza agrava ainda mais a situação fétida da área, certamente não é resolvido com caçamba ou concreto) a falta de educação dos moradores tanto da rua quanto de outros bairros que transformam a via em um verdadeiro contêiner a céu aberto.
   Apelamos a quem? A Deus? São Pedro? ou quem sabe a santo expedito, o famoso milagreiro das causas impossíveis? Não, vamos recorrer as almas vivas, que podem e devem fazer muito pela conservação de nossa cidade, nesse sentido são duas instancias, o poder público, por meio da Prefeitura Municipal e seus secretários. No outro lado o povo, os moradores que no alto de sua falta de educação não tem capacidade de colocar seus dejetos em locais apropriados e os jogam em meio público, onde ois mais penalizados são eles mesmos. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Primavera... como sofres!

Sempre que temos um problema procuramos um culpado não é? 
          Bem quase sempre é assim, mas na grande maioria das vezes nós também somos parte importante para o mesmo, e o pior é que não conseguimos perceber isso. 
          Sabemos que Arapiraca cresce assustadoramente, e com esse crescimento vêm também problemas típicos de uma cidade grande, tais como lixo, violência, doenças, etc., etc., etc. O pior é quando esses problemas são todos encontrados no mesmo lugar, ai é desespero total não é.  
          Pois bem, se existe uma palavra que resume essa matéria é desespero, total e absoluto de um grupo de oradores que está sentindo abandonado a própria sorte. São os moradores do bairro Primavera, o mais populoso de nossa querida Arapiraca, mais precisamente no entorno da via férrea que corta praticamente todo nosso município e que há anos está abandonada. 
          Todo tipo de privação está presente no bairro, violência, estupros, assassinatos, acerto de contas, venda de drogas, consumo exagerado de entorpecentes lícitos ilícitos, buracos nas ruas, falta de iluminação pública e principalmente lixo, mas muito lixo. 
           A mais ou menos uma semana recebi um Email com algumas fotos de um local que a principio eu custei acreditar que fazia parte de nossa cidade, pois as marcas deixadas pelo abandono e pela falta de educação de muitos são de doer na vista. 
          Confira algumas fotos: 





          Todas essas imagens foram captadas por um morador cansado de ver tanta coisa feia em seu bairro.
          As imagens são da área da antiga feira da fumageira, a conhecida feira da troca, que recebia aos domingos muitas pessoas pra fazer compras dos mais variados produtos, a feira saiu, mas em compensação ficaram heranças de anos de descaso de muitos moradores e feirantes que transitava na região. Outro problema que se percebe e que foge da responsabilidade do simples cidadão comum é a falta de calçamento ou asfalto e a pouquíssima ou quase zero iluminação publica no local, o que ajuda e muito no descarte de toda sorte de entulho pela população não só do bairro, mas também de outras regiões. 
          O apelo que esse povo humilde, porém cumpridor de seus deveres de contribuinte faz, é que se faça o mínimo para que tenha sua dignidade respeitada com calçamento, coleta de lixo e iluminação na rua, que é dever do poder público. Não podemos ficar alheios a esse problema, não é só dos moradores do entorno não, é de todos e principalmente das secretarias: Limpeza, Iluminação, viação e obras, saúde e meio ambiente, apelando inclusive ao prefeito Luciano Barbosa que cobre de seus secretários uma posição mais enérgica em relação ao problema.